Curta o Facebook do Amarildo
Siga o Twitter do Amarildo
Conect-se ao LinkedIn do Amarildo
RSS

RECEBA O MINI CURSO GRÁTIS SOBRE LOGÍSTICA E SCM

Compreenda melhor o que é Logística e suas atribuições. Conheça os processos que fazem parte da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Competência Logística

Por: Prof. Ms. Amarildo Nogueira

competenciaA logística é uma técnica que analisa o planejamento do fluxo do material e da informação, pela combinação de máquinas, tecnologia de informação, organização da fábrica e os aspectos econômicos associados para a eficácia nas atividades de movimentação e armazenamento (ZHAN, 1999). Jules Dupuit introduziu o conceito da logística a partir de uma comparação entre o transporte rodoviário e aquaviário para identificar a forma ótima de transportar bens do ponto de origem ao ponto de destino.

Uma das formas para aumentar a competitividade no atual ambiente de negócios é a satisfação e o sucesso do cliente. A logística integrada busca atingir esta satisfação por meio da integração das funções, tanto as internas quanto as pertencentes à sua cadeia produtiva e um dos processos-chave que dão suporte à logística integrada é a distribuição física. Ela é responsável pelo destino do produto final desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente, onde a atividade de armazenagem está ganhando importância frente às atuais mudanças do mercado.

Bowersox e Closs (2001) destacam que a logística de uma empresa é um esforço integrado, onde TODOS os colaboradores com o objetivo de ajudar a criar valor para o cliente trabalham com o mesmo ideal e em equipe conseguindo obter resultados significativos, proporcionando menor custo total possível para satisfazer às necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. Do ponto de vista estratégico, os executivos de logística procuram atingir qualidade pré-definida de serviço ao cliente por meio de competência operacional que represente o estado da arte, ou seja, buscam conhecimentos que agreguem valor à competência essencial da empresa, por meio de diferenciais competitivos na prestação de serviços de logística. Esta competência essencial consiste em desenvolver conhecimentos que gerem inovações na logística, seja em processo, na estrutura ou mesmo no serviço como um todo.

Compartilhe!

    3 respostas para “Competência Logística”

    1. Dôra Martins

      Parabéns pelo artigo!

    2. Cristina Augusta

      Gostei muito do artigo.

    Deixe um Comentário