Curta o Facebook do Amarildo
Siga o Twitter do Amarildo
Conect-se ao LinkedIn do Amarildo
RSS

RECEBA O MINI CURSO GRÁTIS SOBRE LOGÍSTICA E SCM

Compreenda melhor o que é Logística e suas atribuições. Conheça os processos que fazem parte da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Almoxarifado: Qual a sua Importância na Empresa?

Por: Amarildo Nogueira

 O almoxarifado é o local responsável pela guarda de materiais, de forma organizada e sincronizada para que os produtos sejam disponibilizados com agilidade sempre que solicitados. Este local, geralmente na maioria das empresas, é responsável por boa parte do investimento financeiro. Quando se pensa em almoxarifado, imagina-se um local grande e cheio de objetos, com gente treinada e capacitada executando tarefas integradas e seguras. Mas, nem sempre essa é a realidade. Muitas vezes, o Almoxarifado transforma-se num local, onde as coisas e as pessoas se perdem, sem sequer dar conta do mal que estão fazendo a si e à organização.

Lopes, Souza e Moraes (2006) destacam que o almoxarifado é o local responsável pelo recebimento, armazenagem, expedição e distribuição dos materiais. Pode ser um local coberto ou não, com condições climáticas controláveis ou não, com alto nível de segurança ou não, tudo dependendo do tipo de material a ser acondicionado e das normas necessárias para o correto acondicionamento, localização e movimentação.

A função maior do almoxarifado é manter uma empresa sempre abastecidas de seus bens de consumo, ou seja, fornecer de forma contínua e sem interrupção materiais e matérias-primas para as diversas unidades produtivas e administrativas da empresa.

Todos nós somos, capazes de avaliar os transtornos que as questões políticas trazem para o setor de compras, que é quem dá “oxigênio” ao almoxarifado. No entanto, não podemos deixar de estabelecer uma conduta, capaz de defender mesmo que minimamente, a questão de suprir as unidades daquilo que necessitam.

Para que um almoxarifado funcione de forma confiável é necessário que exista acuracidade que é um adjetivo, sinônimo de qualidade e confiabilidade da informação, “acurado” significa feito ou tratado com muito cuidado, para a logística o mesmo possui o seguinte significado; “Grau de ausência de erro ou grau de conformidade com o padrão” . Manter corretas as informações sobre saldos em estoque é um dos grandes desafios mais ainda quando buscamos trabalhar com níveis enxutos e com elevadas freqüências de acessos, isto é , mais e mais recebimentos e apanhes, isto aumenta o risco da imprecisão nos registros das respectivas transações.

A correta gestão de um almoxarifado implica na aplicação de métodos modernos de gestão de estoques no almoxarifado que podem auxiliar a empresa, permitindo redução de custos e melhor realização dos serviços prestados. Desta forma é importante analisar e repensar qual a melhor forma de gerir seu almoxarifado, além de ter sempre o controle de todos os processos utilizando da TI.

Compartilhe!

    20 respostas para “Almoxarifado: Qual a sua Importância na Empresa?”

    1. Claudinei Pereira

      Realmente o almoxarifado exerce um papel fundamental dentro de uma organização, atualmente eu trabalho no almoxarifado de uma empresa de autopeças mas infelismente se investe muito pouco no setor e o proficional aqui não é muito valorizado o que seria o meu caso.
      Eu fui aluno da Faculdade Anchieta quando você era coordenador do curso de Tecnologia em Logística o qual eu me formei gostei muito da sua gestão pela seu histórico proficional, mas infelismente a empresa não esta me dando a oportunidade que eu acredito que mereço, o que você sugere.
      Abraço.

    2. Camila Souza

      Olá Amarildo tudo bem?

      Adoro seu BLOG muito bom e bem detalhado, Tem todas as informações que eu preciso saber; e além do mais eu faço faculdade de Logística mas atualmente trabalho numa faculdade CAPITAL HUMANO.
      Antes de entrar nesse setor queria muito emprego de Logística mas aceitei em trabalhar nesse ramo mas daqui uns 2 anos e meio (até lá vou estar formada) vou ver se consigo mudar de setor tipo no almoxarifado mas descobri que só contrata homens, Mas quero muito trabalhar no almox quero trabalhar em todas etapas que tenha a ver com Logística.
      Não quero trabalhar a vida toda no RH e pretendo fazer a minha pós de PROCESSOS GERENCIAIS.
      Mas de qualquer forma estou muito feliz trabalhando no CAPITAL HUMANO sou valorizada e tenho espaço pra trabalhar. Tem alguma matéria relacionado CAPITAL HUMANO; pq usa esse nome? A diferença de RH e CAPITAL HUMANO?

      Aguardo feedback.

    3. cleber da silva lopes

      Não existe Logística sem acuracidade das informações, e infelizmente temos muitos profissionais da área que desprezam esta palavra que é muito importante para uma entidade.

    4. amarildo nogueira

      Olá Cleber,
      Você está correto! A acuracidade é fator de grande importância para a logística. Os profissionais que não se atentam a este detalhe acabam comprometendo os processos da empresa. Grande abraço.

    5. rodrigo

      como deve se trabalhar num almoxarifado

    6. claudio

      Bom, é preciso ser comunicativo,responsável,organizado ter muita atenção,Trabalho ,no almox de construção civil ,1 ano e 7 meses ,até hoje estou como Aprendiz de almoxarifado ,cansei estou procurando outra empresa re reconhece meu esforço.

    7. Felipe Mantovani Bertone

      Eu queria saber como eu faço para abrir uma microempresa?

    8. Tairone

      Porque o almoxarifado deve ser valorizado

    9. Perola

      Quais as empresas contatao o almoxarife?

    10. jessicacasales

      adorei iso maneiro eu faso logistica

    11. uiara

      eu estou fazendo um curso de almoxerife e estou procuramdo saber mas sobre esse asunto

    12. clebson

      como fazer para deixa o almoxarifado organizado

    13. lucas de freitas

      o almoxarife tem que ser valorizado sim pq o almoxarifado e o coracao da empresa porisso q tem sim ser valorizado o almoxarife

    14. gracilene

      obrigado!o seu blog me tirou muitas duvidas.

    15. Rita Borges

      “Almoxarife”
      Para mim um grande sonho em realização. Estou cursando pelo PSG/senac/Maceió.
      Fui em busca de um novo curso de capacitação ou profissional, para engrossar meu currículo; fora do mercado há mais de uma década, optei por me preparar e buscar uma nova colocação no mercado formal, então ao chegar no SENAC tive a oportunidade de encontrar vagas abertas para o Curso Almoxarife.
      Estou amando!!! Um curso muito rico em informação, conteúdo e a grade curricular muito abrangente. Sem contar com o corpo docente que nos leva a vivência das teorias durante as explanações de cada conteúdo. Espero poder tirar grandes proveitos do Curso e, claro, logo ser aproveitada no campo profissional.
      Minha pergunta é: qual o meio mais prático para que eu me habilite à profissão e assim seja admitida no menor espaço de tempo, pós conclusão do curso, uma vez que, segundo informações, a classe masculina é melhor aproveitada para essa área.
      Rita Borges
      49 anos
      Escolaridade 2 Grau Completo
      Também já Concluí o Curso de Operador de Supermercados – pelo PRONATEC – há 03 meses.

      Amei o seu conteúdo

    16. amarildo nogueira

      Olá Gracilene,

      Fico feliz em poder colaborar.

      Um abraço e sucesso!
      Amarildo Nogueira

    17. vanderlei santos

      sou almoxarife, mas comcordo com os colegas a cima, nossa profissão ainda precisa ser mas valorizada,pois somos o pumão de das empresa.

    18. amarildo nogueira

      Olá Rita,

      Costumo dizer que o melhor caminho par conquistarmos uma oportunidade profissional é nossa network, além do conhecimento técnico em que nos propomos trabalhar.

      Além disto procure compreender e seguir o que menciono a seguir:

      * Conhecimento= Ter o saber
      * Habilidade = Saber fazer
      * Atitude = Querer fazer
      * Foco = Saber onde chegar

      Um abraço
      Amarildo Nogueira
      Curta minha fanpage
      https://www.facebook.com/amarildonogueira23?ref=hl

    19. Paulo Meirelles

      Sou almoxarife Hospitalar e adoro minha profissão.Pena que tenho que concordar com meus colegas acima, nossa profissão é muito desvalorizada e merecíamos um pouco mais de respeito e uma remuneração mais alta.
      O blog é muito bom.
      Parabéns.

      ABRAÇOS

    Deixe um Comentário