Curta o Facebook do Amarildo
Siga o Twitter do Amarildo
Conect-se ao LinkedIn do Amarildo
RSS

RECEBA O MINI CURSO GRÁTIS SOBRE LOGÍSTICA E SCM

Compreenda melhor o que é Logística e suas atribuições. Conheça os processos que fazem parte da Logística e da Gestão da Cadeia de Suprimentos.

As Principais Características de um Bom Gestor

09/09/2013

Carreira, Gestão

Por: Amarildo Nogueira

Primeiramente quero agradecer a todos que colaboraram esta semana disponibilizando comentários sobre o tema, estas contribuições ajudaram a enriquecer este artigo sobre as principais características que se esperam de um bom gestor.

Conforme FISCHER (2002) A expressão gestão de pessoas também não significa a simples tentativa de encontrar um substituto renovador da noção já desgastada, de administração de recursos humanos. O autor ainda destaca que seu uso procura ressaltar o caráter da ação a gestão e seu foco de atenção, as pessoas.

Quando falamos em gestão de pessoas é inevitável não abordar o tema liderança, assim Arellano e França (2002) definem liderança como o processo social no qual se estabelecem relações de influência entre pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou lideres, seus liderados, um fato e um momento social.

Sabemos que as empresas visam o lucro, porém não há empresa sem pessoas, logo, não há lucro sem pessoas, e como ter as melhores pessoas ? Simples também ! Temos que respeitá-las e tratá-las da mesma forma que gostaríamos de ser tratado. Mas porque isto não acontece, se sabemos algumas das principais respostas?

Em minhas conversas com os mais variados tipos de pessoas, percebo que a grande dificuldade em nossa sociedade atual e a questão de lidar com pessoas. Um amigo meu disse que está tão cansado das pessoas, em sua empresa, que tem hora que dá vontade de desistir de tudo e se tornar um eremita (pessoa que vive em lugar deserto, isolado). Nesta conversa disse a ele que o melhor caminho não é este, e muitas vezes é importante ter com quem conversar para desabafar se preferir pode contratar um coach. Cada ser humano possui características diferentes como; cultura, pensamentos e atitudes que por muitas vezes acabam comprometendo toda uma equipe ou proporcionando seu crescimento.

Dentre a as atividades de um gestor destaco os processo e pessoas, e digo mais, a garantia do sucesso profissional está em maior parte na gestão de pessoas do que na gestão dos processos, quem pensa contrariamente tem todo o direito, mas com o passar do tempo estará com sérios problemas então pense bem em rever seus conceitos.

Dentre as principais características de um bom gestor destaco alguns tópicos, onde recebi a colaboração de meus amigos que deixaram seus comentários no blog esta semana. Assim as principais características de um gestor são:

• Ter facilidade em manter um bom relacionamento interpessoal, capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos, trabalhar em equipe, boa comunicação, saber delegar funções e também identificar as prioridades;

• Saber tratar e motivar as pessoas de sua equipe, desenvolvendo as mesmas de forma profissionalmente e pessoal;

• Ter a real noção da importância em disseminar as informações de importância para bom andamento dos processos e pessoas.

• Estar sempre buscando aprimoramento profissional para desenvolver melhor suas atividades diárias;

• Utilizar da prática do CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), se utilizando de Valores para assim obter uma Equipe de alta performance;

• Utilizar de educação, respeito, ética, relacionamento interpessoal, empatia transparência, boa comunicação, facilidade em trabalhar com pessoas para assim poder formar uma boa equipe;

• Saber identificar a pessoa certa para o local certo;

• Ser um líder utilizando de práticas de coach, estimulando e proporcionando o crescimento de seus liderados;

• Gostar do que faz.

Um bom gestor é aquele que é capaz de influenciar as pessoas de forma que elas encontrem dentro de si a motivação para atingirem os objetivos determinados pela Meta. Em suma, se você quer atingir um objetivo e quer fazer com que as pessoas o sigam, comporte-se amorosamente, satisfazendo suas reais necessidades, ouvindo-as e se relacionando bem com elas. Cada um de nós escolhemos ser quem somos, o comportamento que teremos, e essas escolhas estão baseadas em nossas crenças, assim é preciso fazer escolhas acerca daquilo em que se acredita e procurarmos ser o melhor que pudermos.

Então seja um bom gestor, esta escolha só depende de você!

Colaboração de :

Altair Xavier  , Rita Furtado ,  Aline ,  Cléria,  Ricardo Collela,  Maurício Rio,

Ivan Rubens, Perciliana da Silva Gonçalves, Adnauer R. Pereira,

Leandro Calegari Coelho e  José Josino dos Santos 

Compartilhe!

    23 respostas para “As Principais Características de um Bom Gestor”

    1. Anderson

      Gostei muito do artigo, principalmente a parte de lidar com pessoas, pois e realmente difícil e para isso Gestor e uma peça fundamental dentro da organização, pois saber administrar conflitos e motivar os seus colaboradores não é tarefa fácil, mas quando se tem um bom gestor fica muito mais fácil driblar essas barreiras.

      Srº. Amarildo parabéns pelo ótimo artigo

      Anderson

    2. Mauricio Rio

      Parabéns, Amarildo.

      Você conseguiu fazer a fusão perfeita de diversos pontos de vista sobre um assunto extremamente subjetivo.
      Acredito que tanto eu quanto todos aqueles que colaboraram com esse debate virtual, estão muito ansiosos para o próximo tema a ser debatido.

      Sucesso a todos.

      Mauricio Rio

    3. Vanessa Oliveira

      Boa noite.

      Acompanhei o debate, porém achei que não tinha experiência profissional suficiente para opinar, mas quero deixar aqui uma sugestão: Assim como foi traçado o perfil do Gestor, por que não traçamos o perfil dos empregáveis, ou seja, alguém que os gestores procuram para formar sua equipe.

      Até mais.

      Vanessa de Oliveira

    4. Amarildo Nogueira

      Olá Anderson,
      Obrigado pelos comentários.
      As pessoas são de grande importância nas empresa, aos poucos as mesmas estão se conscientizando disto.
      Um abraço
      Amarildo Nogueira

    5. amarildo nogueira

      Olá Vanessa,
      Gostei de usa idéia! Pensei em fazer algo assim em agosto/setembro, porém colocarei este tema neste final de semana para que todos possam colaborar e na outra semana escreverie um artigo sobre o tema.
      Obrigado pela sua colaboração e continue acessando nosso blog.
      Um abraço
      Amarildo Nogueira

    6. Dôra Martins

      Dôa Martins
      30/06/010 18:40hs

      Gostei muito do artigo. Isso nos faz refletir a respeito do tipo de gestores que somos e como podemos melhorar a nossa performance com relação à nossa equipe. E para que isso aconteça precisamos dar muito valor ao capital humano. Uma certeza eu tenho: Ninguém segura um gestor motivado. Isso reflete na sua equipe.

      Parabéns Amarildo!

    7. amarildo nogueira

      Olá Dôra,
      Obrigado pelos seus comentários. A melhoria em nossa forma de agir e de nos comportarmos sempre é de grande importância para o nosso crescimento pessoal e profissional.

      Um abraço
      Amarildo Nogueira

    8. Mauricio Rio

      Bom a todos.

      Após o comentário da nossa amiga Dôra, percebo que além de refletir como agimos quando estamos na posição de gestores, devemos também refletir em como agimos quando estamos sendo geridos, pois a evolução da espécie humana consiste em aprender o que devemos fazer e o que não devemos fazer, ou seja, a sustentabilidade coorporativa está diretamente ligada ao simples ato de agirmos pelo exemplo…Se não gostamos da postura de nossos gestores, podemos adotar uma postura diferente e repassar esse sentimento a nossa equipe, gerando assim uma onda de novos pensamentos e atitudes.
      O que acham?

    9. Andréia

      Para as pessoas – semelhantes a mim – que não desenvolvem o trabalho diário no universo corporativo este artigo foi bem valioso. Apesar de tardio para o comentário – levei o tema a Jaqueline dos Santos – que trabalha em uma instituição financeira na função de analista de controles internos. Ela definiu o seu gestor como sendo o ideal – me apaixonei pelos exemplos das ações que citou e também a sua definição de um bom gestor. “Gestor é o líder que não limita sua visão apenas à sua área de atuação. Ele está sempre aberto às novas idéias e motiva seus liderados a discutirem sobre as mudanças. Sua gestão não valoriza pessoas com baixo compromisso com a entrega; ela é baseada na meritocracia, a qual valoriza e reconhece aqueles que “vestem a camisa” do time da empresa”, afirma Jaqueline.
      Parabéns Amarildo pelo artigo e obrigada por mais um exercício para o meu aprendizado.

      Um abraço,

      Andréia Couto
      Produtora Cultural

    10. Júnior

      ótimo artigo. tenho 16 anos e estou cursando
      gestão de TI. é bom ter conselhos dos mais experientes
      para uma carreira bem-sucedida.

      muito obrigado!

    11. amarildo nogueira

      Júnior,
      Obrigado pelos comentários.
      Continue buscando novos aprendizados, você é jovem e com esta postura conquistará grande sucesso em sua vida.
      Um abraço

    12. Francisco Cavalcnte

      Parabens

    13. amarildo nogueira

      Francisco,

      Obrigado e um abraço!

    14. Davi Lopes

      Fui até fim para vaga de líder na minha empresa o entrevistador falou que eu tinha ética, caráter,um grande conhecimento,mais faltou um pouquinho de gestão de pessoas. Por favor queria que vc me ajudasse a conseguir esta gestão d pessoas com algumas dicas. desde de já obrigado

    15. Rafael Filipe Gime

      A gestão é minha ciencia de paião.
      Realmento o recurso mais importante e mais complexo em gerir, é o rucurso humano.O líder deve ter habilidades intelectuais e psicológicas para o exercício.Liderar não é fácil mas,é necessário a aplicação costante dos métodos tecnocientíficos.
      Amarildo, como posso ter sua ajuda sobre o profundamento na getão do pessoal pois, quero saber mais sobre as greves que pairam pelo mundo interiro.
      Obrigado Amarildo.

    16. Roberto Cortez

      Ótimos comentarios para um ótimo artigo,o ser humano em si é dotado de barreiras e quase sempre somos avessos a mudanças,antes de ser gestores temos que pensar no lado humano ser companheiro e amigo de nossos funcionários é bater e assoprar…..Obrigado atodos parabéns.

    17. Claudia Santos

      Sou suspeita em falar em gestão de Pessoas pois acho que corre nas minhas veias, amei este artigo principalmente pois acredito que pelo GESTOR se conhece a equipe. Você pode ter máquinas, espaço fisico mas são pessoas que desenvolvem e atuam em projetos e conquistas. Parabéns e nos abençõe com mais artigos como este. Obrigado.

    18. Daniela de souza silva

      Adorei este artigo como eu sou aprendiz quero saber quando o lider ou gestor entra em ação em um conflito.

    19. osvaldo

      thank you, gostei da diga

    20. Rafael Filipe Gime

      Um bom gestor é auele que aceita a opinião dos seus liderados, sabe identificar os líders na sua equipa aproxima-so para explorar as suas ideias.Pois, se o gestor afastar ou marginalisar os cnflituosos, cava um burraco para aruinar a sua gerência.

    21. Francisco das Chagas

      O bom Administrador/ou Gestor é o eficiente profissional que transforma a ciencia de administrar em arte e interage nas organizações, superando desafios e alcançando bons resultados no código de ética e moral, visando o futuro sintonizado no bem estar das empresas e da sociedade.
      Porém, podemos dizer dque o mundo não tem fronteiras para os administradores que buscam na gestão do conhecimento, a informação,a comunicação, e a inovação tecnológica para o sucesso focadona conciencia dos negócios e na qualidade de vida profissional e empresarial

      Franchagas – Teresina-PI.

    22. Orimar Araújo

      Armando,

      Boa tarde!!!

      Apesar do retardo de meu acesso à este artigo, gostaria de parabenizar pelo conteúdo e profundidade do mesmo, pois em nenhum momento você falou em formação e simplesmente abordou o tema onde o respeito pelas pessoas é o mínimo que se espera dos gestores. Para ser um bom líder, basa apenas ter humildades, respeito pelas pessoas e saber ouví-las.

    23. sílvia Gonçalves

      Olá Boa tarde,li e apreciei as palavras do sr. Amarildo e gostei muito.

      Sou Gestora de Clientes, mas exerço a minha função a menos de um ano, portanto acredito que sempre será uma mais valia ouvir e partilhar esperiências.

      Modestia parte acredito possuir mais de metade das características mencionadas mas, sei que tenho muito a aprender e pôr em prática.

      Porque não é facil gerir pessoas,cada qual possui a sua maneira de ser e de estar, enfim…

    Deixe um Comentário